Ter um plano de manutenção é fundamental para uma gestão de qualidade em qualquer empresa, independente do porte ou área de atuação. É através desse planejamento que a organização assegura a integridade e eficiência dos seus bens. Sabia que a manutenção engloba uma série de áreas que impactam a vida de todo mundo? Desde a segurança de um transporte até o conserto de maquinários, como elevadores e ar condicionado. Dito isso, faz sentido considerar que toda e qualquer manutenção precisa de atenção, organização e planejamento, não é mesmo? Então veja como um plano de manutenção pode ser um aliado para empresas que prestam esse tipo de serviço e como implementar no seu negócio.
Mas o que é um plano de manutenção?
Um plano de manutenção é um documento que reúne as frequências, periodicidade e comprovação de execução das atividades de manutenção.O objetivo é auxiliar no planejamento para que o equipamento tenha menos chances de apresentar defeito. Para isso, há um planejamento de quais serviços devem ser executados e a periodicidade de cada e as medidas que garantam a segurança, conservação e boa funcionalidade dos equipamentos. Tudo isso de forma simples e clara, para que o técnico de manutenção tenha informações o suficiente para executar o serviço de maneira mais assertiva.
A importância de ter um plano de manutenção
Acima de tudo, pode-se afirmar que a maior importância de um plano de manutenção é a segurança de quem opera o equipamento em questão. Saber o momento certo para efetuar a troca de uma peça pode evitar um acidente de trabalho durante o uso.
Plano de manutenção pode prever eventuais falhas
Além de ser crucial para a segurança dos funcionários, seguir um plano de manutenção preventiva tem diversas vantagens que devem ser consideradas, como a redução de custos com equipamentos. Uma vez descritas as formas corretas de utilização e as boas práticas de operação, isso tende a aumentar a vida útil destes itens, reduzindo a probabilidade de falhas ou degradação do seu funcionamento e evitando a compra desnecessária de um novo ou a realização de um reparo emergencial. Paradas emergenciais, além de atrapalharem o fluxo de trabalho, geram gastos acima da média, por isso é tão importante elaborar um plano e ter planejamento.
Com um plano de manutenção preventiva em mãos, é possível prever quando um componente precisará de reposição.
Sendo assim, o setor de compras pode se organizar para ter em estoque ou acionar uma empresa especializada quando necessário.
E os benefícios não param por aqui: ainda é possível planejar atividades que auxiliem no aumento da eficiência dos equipamentos e ter um controle de qualidade das manutenções realizadas.
Além de planejar melhor os recursos de forma geral, otimizar prazos e entregas, bem como padronizar os processos.
O que deve ter em um plano de manutenção?
Um plano de manutenção deve conter um descritivo detalhado de cada equipamento usado pela empresa. E cada um destes itens precisa ter informações como:
Insumos e instrumentos utilizados para em sua operação;
Dados históricos do maquinário e componentes;
Necessidades apontadas pelos operadores e equipe de manutenção;
Toda e qualquer ação relacionada com a máquina.
Estes documentos devem conter o passo a passo de como utilizar e o que fazer em diferentes situações, levando em consideração ações de pequeno, médio e longo prazo. Tudo que esteja relacionado a performance do equipamento e sua produção. Desta forma, considera-se, também, a inclusão de inspeções, reajustes, substituição de itens e componentes, limpezas, lubrificação, aperto de regulagem de componentes.